top of page

Primeira Vez no Psicólogo

  • Foto do escritor: Kelly Taniguchi
    Kelly Taniguchi
  • 6 de abr.
  • 2 min de leitura

Decidir ir ao psicólogo pela primeira vez pode gerar uma mistura de emoções: medo, expectativa, alívio e até mesmo dúvidas sobre como será a experiência. Se você optou por um profissional que segue a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), criada por Carl Rogers, saiba que essa terapia valoriza sua autonomia, sua experiência única e a relação de confiança entre terapeuta e cliente.


Ponto de interrogação em fundo rosa

O Que Esperar na Primeira Sessão?

A primeira sessão é um momento em que psicólogo e cliente se conhecem, tiram dúvidas e estabelecem combinados para o trabalho terapêutico. Cada psicólogo tem seu jeitinho pessoal de trabalhar, mas geralmente, esse primeiro encontro envolve as seguintes situações:

  1. Apresentação e acolhimento – O psicólogo vai te receber em um ambiente seguro, buscando deixar você à vontade.

  2. Tirar dúvidas sobre o processo – Você pode perguntar como funciona a terapia, quantas sessões são recomendadas, qual a abordagem do profissional e qualquer outra questão que surgir.

  3. Considerações do profissional: O psicólogo apresenta outras características de seu trabalho que são importantes e podem não ter sido abordadas nas dúvidas do cliente. Nesse primeiro momento, é sempre importante apresentar o direito do cliente ao sigilo dos atendimentos, garantido pelo Código de Ética profissional do psicólogo.

  4. Questões organizacionais – São definidos aspectos práticos, como:

    • Horário e frequência (semanal, quinzenal, etc.).

    • Política de faltas e remarcações (aviso prévio, funcionamento, etc.).

    • Formas de pagamento (valor, métodos aceitos, etc.).

  5. Seu momento de falar (ou não) – Você será convidado a se apresentar, a compartilhar o que o trouxe até ali e a falar o que fizer sentido para você nesse momento. Não há a obrigação de falar nada.

  6. Avaliação se faz sentido continuar – No final, você pode refletir como foi essa experiência para você e se faz sentido dar seguimento a esse processo.


Relembrando que cada profissional tem uma maneira de trabalhar e que não há um roteiro padronizado entre psicólogos para esse primeiro atendimento. Mas, no geral, essas são questões que perpassam esse primeiro momento.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre esse processo, fique à vontade para falar comigo. Ficarei feliz em poder ajudar.




 
 

Psicóloga Kelly Taniguchi - CRP: 06/148432

Rua Vergueiro, 2087 - cj. 1306 (Vila Mariana)  São Paulo, SP

Cel.: (11) 97628-5023

bottom of page